sábado, 16 de agosto de 2014

VÍTIMAS OU CÚMPLICES: CORRUPÇÃO NA SOCIEDADE




Em debate crítico realizado em sala de aula, problematizamos a questão da corrupção na sociedade, mais especificamente no cenário político brasileiro, e qual o nosso papel enquanto cidadãos diante disso. Somos vítimas ou somos cúmplices?
Absolutamente concordamos que a corrupção não acontece apenas na política, mas na sociedade como um todo. Em nossa opinião, corrupção é um ato cultural, intrínseco à atitudes antiéticas bem conhecidas e praticadas por uma grande parcela da população, afinal, quem nunca ouviu falar do tal “jeitinho brasileiro”, que nada mais é do que “tomar o caminho mais fácil” para burlar regras e conseguir atingir seus objetivos mais rapidamente. Um simples e conhecido exemplo: quando uma pessoa suborna um guarda de trânsito a fim de escapar de uma multa.
Assim sendo, ao analisarmos francamente, será que possivelmente não cometeríamos os mesmos erros ou mesmo semelhantes, será mesmo que não repetiríamos os mesmos comportamentos? Pensamos que os políticos são produto social e, estando eles numa esfera mais exposta da sociedade todos os holofotes se acendem diante de seus comportamentos duvidosos, enquanto que a falta de ética corriqueira de alguns permanecem anônimas. Obviamente, com essa conclusão não queremos minimizar nem justificar nenhuma barbaridade cometida por políticos brasileiros, mas nos fica uma dúvida de onde começa e onde termina essa onda de corrupção instaurada no Brasil: a sociedade acaba se deixando levar pela corrupção do sistema ou são os políticos que agem assim por advirem desta mesma sociedade corrompida?
De certo, sabemos que a questão é bem mais ampla e menos subjetiva do que podemos supor e merece uma discussão mais analítica e aprofundada.  Vale lembrar que estamos em ano de eleições e sim, nos tornamos cúmplices em manter o sistema corrupto que aí está quando desperdiçamos a arma que temos (ou deveríamos ter) em mãos: o voto consciente. 
 E vc, o que acha? Vamos trocar ideias?
Unknown Web Developer

2 comentários:

  1. Taí amiga, excelente abordagem
    O jeitinho brasileiro, como quem não quer nada... prevalece e sim somos todos culpados, pois se cada qual fizesse sua parte, mudaríamos as coisa, eu acredito nisso!
    E o que seria um voto consciente com os candidatos que temos hoje?
    Afff, difícil!!
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Verdade Cris, não temos mesmo muitas opções de voto. Mas ainda conheço gente que pega qualquer número, vai lá e vota, sem nem saber quem é o candidato.
    Quando não temos um mínimo de consciência do nosso papel enquanto eleitores esses canalhas vão se prevalecendo disso.

    ResponderExcluir