terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PRECONCEITOS VELADOS




O preconceito nunca foi tão discutido e "julgado" como nos últimos tempos. Preconceito virou um vilão, algo feio e condenável para a maioria das pessoas. Isto quando ele é percebido. Existe o preconceito exposto, exibido, e que vira assunto polêmico, como os fatos recentes mostrados na mídia e tão discutidos, entre a sociedade, principalmente nas redes sociais, exemplo dos chamados "rolezinhos" nos shoppings brasileiros e a repressão truculenta da polícia  contra os jovens, da classe C obviamente, que aderiram a esta prática; outro fato que exemplifica e tão absurdo quanto é o caso recente de trabalhadores barrados na porta de um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, enquanto aguardavam para fazer exame médico admissional em uma clínica situada no prédio. Todos acham absurdo, intolerável e execrável esse tipo de preconceito, nem que seja para fazer discurso e posar de bom moço. O fato é que a sociedade aprendeu a identificar esses comportamentos, e a repudiar também.
Mas será que nós, seres humanos mortais, que aparentemente torcemos o nariz para o preconceito, estamos de verdade totalmente isentos dele no nosso cotidiano? Exemplifico: dia desses estava eu conversando trivialidades com uma pessoa enquanto resolvia assuntos importantes. Sabendo que eu portava uma certa quantia, e que dali iria à uma comunidade, ela diz: "Olha, não vá para tal lugar com esse dinheiro, cuidado!". Essa pessoa trabalha em uma ONG conceituada que tem vários projetos em comunidades, inclusive naquela a que eu estava me dirigindo. Ela não queria meu mal, nem é má pessoa, ao contrário, é uma pessoa sensível, atenciosa e boa gente. Eu mesma não levei a mal o conselho dela. 
Unknown Web Developer

10 comentários:

  1. Oi, Priscila! Vou te acompanhar aqui! Beijocas do LC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luízz, nossa fico muito honrada. Saudades de vc, dos bate-papos e risadas! Bjs.

      Excluir
  2. Puxa o trem, que este vai até o destino, independente do Ramal.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que chegue até lá! Rs. Honre-me sempre com seus comentários inteligentes POR FAVOR Clems!!! :) Beijos!!!

      Excluir
  3. Eitaaaaaaaaaaa...
    E puxou um assunto "delicado" realmente batemos no peito que somos contra o preconceito, mas até inconscientemente nos pegamos nestes preconceitos velados pro N coisas.
    Adorei o texto, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cris, todos nós estamos sujeitos a isso, culpa dos comportamentos aprendidos e repetidos ao longo da vida. Obrigada amiga! Volte sempre! Rs. Bjs.

      Excluir
  4. Oi Priscila, vim conhecer seu cantinho pois acabo de conhecer la no Joseph, adorei sua participação lá e o post de cá, um tema muito amplo de ser discutido, e que merece uma boa reflexão de todos, parabéns pela escrita, bjss

    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, que bom sua participação, fico feliz!! O blog da Cris é um cantinho muito especial pra mim, espero ter vc sempre lá na coluna pra trocar comigo e aprendermos juntas, e por aqui tb!! Seja bem vinda! :) Bjs.

      Excluir
  5. Poutz indubitavelmente um prazer esbarrar com usted por aqui e falar sobre "conceito" considero sempre um assunto universal demais pra mim, mas temos que adotá-los pra conviver e viver em coletivo!!!! Então identifico os pre e pós conceitos, mas neste momento fico somente com os conceitos que ainda busco, na trivialidade humana, besos besos Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninhaa, prazer é todo meu em ter você por aqui!! Volte sempre viu... muito bom poder trocar ideias com pessoas inteligentes como você!! Beijos!!

      Excluir